sábado, 17 de dezembro de 2011

MUNICÍPIOS DO CEARÁ SERÃO CONTEMPLADOS COM TRASPORTES ESCOLARES


R$ 18,9 mi para ônibus escolares. Alcântaras, Meruoca, Coreaú e Moraújo estão entre os trinta e quatro municípios que receberam ônibus escolares do Ministério da Educação.

Trinta e quatro municípios do Ceará devem receber ônibus escolares do Ministério da Educação. O investimento de R$ 18,9 milhões em transporte escolar foi anunciado ontem pelo senador José Pimentel.

De acordo com ele, os prefeitos têm até o fim do ano para assinar convênio com o MEC e receber os veículos já em março de 2012. Foram contemplados os municípios de Alcântaras, Aiuaba, Amontada, Barbalha, Baturité, Camocim, Choró, Coreaú, Fortim, General Sampaio, Ipu, Iracema, Irauçuba, Itarema, Jaguaruana, Madalena, Meruoca, Milhã, Miraíma, Morrinhos, Moraújo, Mucambo, Novo Oriente, Paracuru, Paraipaba, Paramoti, Pedra Branca, Pentecoste, Reriutaba, Salitre, Santana do Acaraú, Senador Pompeu, Tururu e Uruburetama.

“A iniciativa deve atender os pequenos municípios. Em 2012, vamos dar continuidade para universalizar o transporte escolar no Estado”, aponta. Ainda segundo Pimentel, a contrapartida dos municípios é de 1%. Além disso, as prefeituras têm a obrigação de pagar os seguros dos veículos.

Na foto, ônibus escolares comprado pela Prefeitura de Alcântaras em junho de 2011

CID GOMES VIRA ALVO DE PROTESTO DOS POLICIAS MILITARES E BOMBEIROS

O governador Cid Gomes (PSB) virou alvo de protestos, nesta manhã de sábado, 17, quando iniciou giro de visita ao Projeto Metrofor, na Estação São Benedito (Centro), ao lado de deputados estaduais. Um grupo de policiais militares, bombeiros e familiares chegou a cercar o carro do governador em clima de cobranças. Até garrafas pet foram jogadas contra o carro de Cid.


Houve momentos de tensão e o governador tentou conversar com lideranças – entre elas o deputado Capitão Wagner, mas não houve condições. Cid acabou deixando o local dirigindo seu próprio carro, em meio a vaias, empurrões e palavras de ordem.
Com o governador estavam parlamentares como o presidente da Assembleia Roberto Cláudio, assessores e alguns secretários e o presidente do Metrofor, Rômulo Fortes.


Cid decidiu dar continuidade à agenda de visita ao Projeto Metrofor com os parlamentares. Mas ele não escondeu a surpresa com o ato.
Os cerca de três mil policiais militares e bombeiros – informaram organizadores do ato, faziam caminhada pelas ruas do Centro cobrando melhores condições de salário e trabalho.

40 DENÚNCIAS POR MÊS CONTRA POLICIAS

Desde que foi criada, em junho deste ano, a Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário do Ceará (CGD) tem recebido, em média, 40 denúncias por mês. Os processos apuram transgressões disciplinares supostamente cometidas por policiais militares, bombeiros, policiais civis, peritos e agentes penitenciários. 

As 251 denúncias recebidas nos últimos seis meses somam-se aos mais de 3 mil procedimentos herdados da antiga Corregedoria Geral dos Órgãos de Segurança Pública, extinta quando a CGD foi criada. Ao todo, são 3.686 processos em análise. Como a controladoria ainda está sendo estruturada, o volume é considerado alto.

“A gente ainda está esperando mais profissionais para compor (a controladoria). Essa é uma mudança difícil e tem que ocorrer com certa calma”, pondera o titular da CGD, o delegado da Polícia Federal Servilho Paiva. Por enquanto, o novo órgão conta com apenas 18 servidores responsáveis por instaurar e analisar os processos. Segundo o próprio controlador, o ideal seria 200.

Como o quadro de servidores ainda é insuficiente, muitos dos processos continuam sendo apurados no Comando Geral da PM, no caso de policiais militares, e na Procuradoria de Processo Administrativo Disciplinar (Propad), no caso de policiais civis. Somente depois de apurados, é que esses procedimentos seguem para a CGD para serem julgados pelo controlador.

A ideia é que, no futuro, todas as etapas dos processos que apuram transgressões graves sejam realizadas na própria controladoria. Como o órgão é desvinculado da Secretaria da Segurança Pública, acredita-se que há maior autonomia na hora de se investigar desvios de conduta de policiais e demais agentes. Não há prazo para a completa estruturação da CGD.

Somente este ano, 57 PMs e três policiais civis foram punidos por terem cometido transgressões disciplinares. Outros 21 aguardam publicação do resultado dos processos no Diário Oficial do Estado. As punições vão desde uma repreensão até a expulsão dos quadros da Polícia. O controlador não deu mais detalhes sobre os policiais punidos nem sobre as novas denúncias que chegaram à CGD.

Números

251
É o número de denúncias de desvios de conduta que chegou até a Controladoria Geral dos Órgãos de Segurança Pública nos últimos seis meses

60
É a quantidade de policiais punidos este ano. As punições vão desde uma repreensão até a expulsão dos quadros da Polícia.

Controladoria

A Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário do Ceará (CGD) foi criada no dia 13 de junho último, substituindo a antiga corregedoria.

O novo órgão tem status e autonomia de secretaria. É vinculado diretamente ao governador Cid Gomes.
 
O controlador tem status de secretário. É ele quem julga os processos da CGD.

A CGD tem competência para a instauração, processamento, julgamento e punição de servidores submetidos a procedimentos disciplinares civis e militares.
 
Podem ser alvo dos processos policiais civis, peritos, policiais militares, bombeiros e agentes penitenciários.

A controladoria tem competência para aplicar punições.

Corregedoria

Diferentemente da CGD, a antiga Corregedoria dos Órgãos de Segurança Pública era um órgão vinculado à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

A corregedoria realizava sindicâncias civis e militares, propondo punições somente para casos de transgressões disciplinares leves ou médias. O órgão não tinha poder de punir, apenas de sugerir.
 
Casos graves envolvendo policiais militares eram encaminhados para o Comando Geral da PM com sugestão para se instaurar procedimentos administrativos.
 
Quando o processo era contra policial civil ou perito, o encaminhamento era para a Procuradoria de Processo Administrativo Disciplinar.
 
A corregedoria recebia denúncias apenas contra policiais civis, peritos, policiais militares e bombeiros. 

Agentes penitenciários não estavam incluídos.

SERVIÇO 
A população pode fazer denúncias na sede da controladoria

Onde: avenida Pessoa Anta, 69, Praia de Iracema

Telefone: 3101 5033

CLIMA DE ESPERANÇA UM DIA APÓS PRISÃO DE PREFEITO

Um cidadão aborda a reportagem pelo lado de fora da janela do carro. “Eu quero saber se vocês sabem me responder o que vão fazer com uns terrenos que o prefeito colocou no nome dele e que eu estou pagando!”, perguntava, ansioso. Outra moradora comemorava: “Agora, vai. A cidade não aguentava mais”. Em Pacajus, um dia depois de ter seu prefeito, José Philomeno Figueiredo (PSDB), e mais dez pessoas ligadas à sua gestão presos, o clima era assim: cobrança, agitação e muita expectativa de melhora.

A ressaca da operação deflagrada pelo Ministério Público Estadual em parceria com a Polícia Civil, que desmontou, na última quinta-feira, suposto esquema criminoso executado dentro do Poder Público local, foi marcada pela posse dos novos gestores. Auri Castro Araripe (PR), vice-prefeito, foi empossado como prefeito de Pacajus, e o vereador José Eudes Ferreira (PSDB) como presidente da Câmara Municipal.

Logo em seu discurso de posse, no plenário da Câmara, Auri deu sinais da sua intenção em 2012: “Posso ficar um dia, como posso ficar um ano. A Justiça vai dizer. Mas o que eu quero mesmo é ficar quatro anos”, adiantou, arrancando aplausos da plateia, acompanhados por fogos de artifício, do lado de fora do Parlamento. Ele se disse constrangido pela atual situação política do Município e prometeu sindicância interna nas contas da Prefeitura.

Durante a cerimônia, Auri esteve acompanhado pelo deputado estadual Téo Menezes (PSDB), investigado pelo Ministério Público por suposto uso de dinheiro público voltado para a construção de kits sanitários. O novo prefeito de Pacajus é casado com a irmã de Teodorico Menezes, pai de Téo e conselheiro afastado do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Na Câmara, o presidente empossado afirmou que deverá verificar a situação contábil da instituição e o quadro de pessoal contratado. “Temos que sair de toda essa situação de humilhação perante todo o estado”, disse Eudes.

CAMINHÃO DOS CORREIOS É TOMADO DE ASSALTO NA BR-116

Um caminhão de carga dos Correios foi tomado de assalto por volta das 22 horas desta sexta-feira, 17, no município de Palhano, a 150 km de Fortaleza. O veículo foi recuperado pela Polícia cerca de três horas após a ação, já no distrito de Boqueirão do Cesário, em Beberibe.

Segundo informações do Comando de Policiamento do Interior (CPI), quatro homens armados trafegavam em um veículo modelo Gol quando abordaram o caminhão dos Correios na BR-116. A quadrilha rendeu o motorista, tomou o veículo de assalto, e fugiu pela rodovia em direção ao município de Beberibe.

Já na madrugada deste sábado, o caminhão foi encontrado abandonado, no km 130 da BR, na localidade de Boqueirão do Cesário. De acordo com a patrulheira rodoviária da PRF, Telma Gurgel, o carro estava sem as chaves e com todos os pneus furados.

Parte da carga foi recuperada pela Polícia. Até agora, nenhum dos acusados foi identificado ou localizado.

APÓS DENUNCIA ACUSADO DE PEDOFILIA É PRESO

Após uma denúncia feita ao conselho tutelar de Pindoretama, a 49 quilômetros da Capital, a Polícia prendeu um homem de 51 anos acusado de abusar sexualmente de um menino de 10 anos. Ele foi preso por força de um mandado expedido pela juíza Régma Janebro, semana passada. Só agora a Polícia divulgou o fato. Com ele foi apreendido um celular com mais de duas mil fotos de crianças e mulheres nuas. 

A titular da Delegacia de Pindoretama, Ana Cristina, disse que a prisão de Manoel Braz de Maria foi baseada nas provas “contundentes” da prática do crime. “Recebemos a denúncia com umas cópias impressas de conversas pela Internet do acusado com o garoto. O teor das conversas era muito pesado”. Conforme a Polícia, o irmão mais velho da vítima, hoje com 17 anos, também foi molestado.

Segundo a delegada, a cidade ficou chocada, pois a população tinha muita confiança em Manoel, principalmente por ele ser integrante de um grupo de Encontro de Casais com Cristo, da igreja católica. “Ele é um homem engajado nas atividades da igreja e bem quisto, o que gerava confiança nas pessoas”, conta Ana Cristina.

Manoel Braz é casado há dez anos com uma mulher de uma tradicional família de Pindoretama. Pai de duas filhas jovens, o acusado está preso na cadeia pública da cidade. As investigações, segundo a delegada, correm sob segredo de Justiça.

domingo, 4 de dezembro de 2011

HOMEM É EXECUTADO APÓS ASSEDIAR MULHER EM CASA DE SHOWS

Um homem foi executado a tiros na madrugada deste sábado (3) após assediar sexualmente uma mulher. O crime ocorreu em frente a uma casa de shows, na Avenida Osório de Paiva, no bairro Vila Peri, em Fortaleza. O acusado do crime é o namorado da moça assediada.


De acordo com a polícia, a vítima, que ainda não foi identificada, estava bebendo no canteiro central da avenida, quando a mulher passou. O homem, então, teria passado a mão nas nádegas da moça, que, em seguida, contou para o namorado que tinha sido assediada.

Ao ficar sabendo do ocorrido, o companheiro da mulher foi até a vítima e efetuou vários disparos de pistola calibre 380, fugindo em seguida. Segundo a polícia, o homem morreu no local. Além dele, outro jovem também foi atingido no rosto pelos disparos e levado para o Frotinha da Parangaba.
Testemunhas anotaram a placa do carro do acusado: seria um Astra de cor preta. Ainda de acordo com policiais, enquanto a vítima fatal estava agonizando no chão, outros rapazes chegaram e roubaram a carteira dele. A polícia vai investigar o caso.

CIDADE FANTASMA NO SERTÃO DO CEARA ERA CHAMADA DE COCOCI

O outro imóvel ocupado por uma família está em melhores condições e possue um alpendre
O maior distrito de Parambu, Cococi, já se tornou histórico, por não ter vida própria e contar com apenas 7 habitantes
Parambu No dia de Nossa Senhora da Conceição,8 de dezembro, este Município e especialmente o seu maior distrito, Cococi, sofrem alterações na sua rotina. Distante 63km da sede do distrito, os sete habitantes da "cidade fantasma", como é conhecido o distrito que foi Município até 1968, vivem numa área submetida à desertificação, no meio do Sertão dos Inhamuns. Convivem com prédios em ruínas, o isolamento, silêncio e a solidão. Somente neste período do ano, há movimentação em Cococi.

"É o tempo todo assim, somente a gente. Calmo, sem movimento e muito silêncio. Mas já sou acostumada. A animação é no período da festa, parece que nem é aqui, é tanta gente e muita alegria e animação. Quando termina e sai todo mundo, fica ruim. Um vazio. Então, sinto falta de gente. Depois acostumo de novo", relata Maria Clenilda Lô, uma das moradoras que habita o lugar. A sua família, composta por três pessoas, reside em uma das duas casas em condições de moradia na sede do distrito. Há outra família, com quatro integrantes, na outra residência.

A Igreja, construída por volta de 1740, é a única construção intacta e preservada no local. Pintada de branca, bem cuidada, a construção é de grande beleza arquitetônica. Destoa dos prédios caídos, deteriorados e ruínas que compõem a paisagem de Cococi.

Segunda maior

A festa em homenagem à padroeira é a segunda maior do Município, ficando atrás apenas da festa de São Pedro, padroeiro de Parambu. Chama a atenção pelo grande público, vindo do próprio Município, das vizinhas cidades de Tauá, Arneiroz, Aiuaba, Quiterianópolis, de municípios do Cariri e até de outros Estados do País. Muitos filhos de Parambu e as gerações da família Feitosa escolhem esse período para visitar o Município de Parambu, renovar a fé e rever familiares.

O centro da comemoração é a festa religiosa, composta por novenas, celebrações, batizados e sacramentos. Mas a movimentação vai além da programação religiosa. Tem festejo social. Barracas, serestas, shows, desfiles, escolha da rainha, bingos e leilões fazem de Cococi o lugar mais animado e frequentado de Parambu neste dia.

Devoção

O atual pároco de Parambu é natural do Cariri e está no Município há menos de dois anos. Diz-se impressionado com a fé e fervor da população nos festejos da padroeira de Cococi. "É uma das maiores festas aqui da Paróquia. Um festejo específico e um fenômeno incomum, pela devoção, fé e participação das comunidades e, especialmente, porque moram lá somente duas famílias. No período da festa, aparece gente de todo canto", classifica o padre Márcio Claudi.

O pároco diz que fenômenos religiosos com tamanha devoção e participação em uma região distante, de difícil acesso e com poucos habitantes, são raros. Atribui à forte questão histórica da antiga cidade e à devoção à Imaculada Conceição. "Não estranho pelo fato de vir de uma região cuja religiosidade também é muito forte, mas admiro porque a situação aqui é diferenciada. O distrito é grande, mas pouco habitado e as comunidades muito distantes, com acesso ruim e isso tudo não impede que seja uma grande festa à Nossa Senhora", reflete.

A devoção do povo é tão forte que nos dias da festa ocorrem procissões, romarias, momento mariano e até um acontecimento tradicional organizado pela família Feitosa, conhecido como "burrada". Membros que residem em Teresina, no Piauí, vêm à Cococi a cavalo. "Eles formam um grupo e chegam ao local na véspera da festa, todos os anos", lembra Albetiza Noronha, do Museu Municipal.

Muitas pessoas em Parambu e Municípios vizinhos se preparam para pagar promessas à Imaculada Conceição, sustentando antiga tradição. "Forma-se grupos de pessoas que receberam bênçãos e milagres e vão à festa em procissão, a pé", destaca Albetiza.

Resgate

Para Vital Feitosa, que nasceu e viveu sua infância em Cococi, preservar a tradição dessa festa e da antiga cidade é importante para as novas gerações da família, que fundou Cococi.

Desde pequeno, Vital participa das procissões. "Eu lembro da festa dos vaqueiros quando era criança e hoje meus parentes vêm da cidade de Teresina, tentam resgatar e preservar esses costumes, com a realização da ´burrada´. Participo e também colaboro com essa festa histórica", revela.

Programação

Com o tema "Com Nossa Senhora da Conceição queremos cuidar da vida, dom de Deus", a festa iniciou no último dia 29 de novembro e encerra dia 8 de dezembro. Todas as noites ocorrem celebrações, presididas por padres de Parambu e região. As comunidades do distrito participam, mas o ápice é no dia 8, em que são realizados procissão, missas e batizados. Neste dia, a "cidade fantasma" perde o silêncio e ganha muitos visitantes. 

DOIS INSPETORES DA POLÍCIA CIVIL SÃO EXPULSOS DA CORPORAÇÃO.



Dois policiais foram demitidos, ontem, dos cargos de inspetores da Polícia Civil cearense. A decisão consta no Diário Oficial do Estado (DOE) e foi assinada pelo governador em exercício, Domingos Filho.
Eles foram acusados de cometerem transgressões disciplinares de terceiro e quarto graus ao Estatuto da Corporação. Após abertura de Processo Administrativo Disciplinar (PAD), foram considerados culpados por uma comissão de membros da Controladoria Geral de disciplina dos Órgãos de Segurança e Penitenciário.
Segundo o DOE, Francisco Jonas Marques Neto cometeu um assassinato em 2007. O documento, porém, não dá detalhes de como o crime aconteceu. Diz apenas que “a unanimidade entendeu estar comprovada a materialidade do delito de homicídio imputado ao indiciado”.
Já Hamilton Correia Paula teria participado da extorsão de um comerciante também em 2007. A vítima, Antônio Elivan Martins dos Reis, foi quem denunciou o caso à Delegacia Geral da Polícia Civil do Ceará.

Outro inspetor chegou a ser citado nesse processo. Contudo, a denúncia contra José Wellington Rosa Lima foi suspensa. À época da ocorrência, ambos foram presos em flagrante.
Ao O POVO, o secretário executivo da Corporação, delegado Antônio Castelo Barros, disse que, com as duas demissões de ontem, 2011 registra três exclusões de quadros por transgressões disciplinares.

De acordo com ele, há duas situações em que policiais podem ser demitidos: por ordem judicial com sentença transitada em julgado e pelo resultado do PAD. Francisco Jonas foi condenado em ambas as instâncias.
O delegado informa a existência de quatro graus de transgressão. O de Jonas é do tipo três, enquanto o de Hamilton é do tipo quatro. “Em todas as situações, testemunhas são ouvidas e provas documentais são analisadas. Eles têm, como todo e qualquer indiciado, direito ao contraditório e à ampla defesa”, explica Barros.
A situação de Francisco Jonas é mais delicada que a de Hamilton Correia. Conforme o DOE, ele não poderá voltar ao serviço público em qualquer que seja a esfera ou posto.

DOIS HOMENS SÃO BALEADOS EM GUARACIABA DO NORTE-CE


Dois homens foram baleados na madrugada deste domingo (04-12) por volta das 4:00 horas em Guaraciaba do Norte.
O fato ocorreu no bar do Zé Antonio no Sítio Garrancho Velho às margens da CE 187 que liga Guaraciaba a São Benedito. Segundo informações de pessoas que se encontravam no local, um homem ainda não identificado teria chegado atirando sem mais e nem menos contra a vítima, Francisco Lopes da Silva de 35 anos casado, residente em Lagoa dos Silvanos, zona rural de Guaraciaba, que foi atingido por três disparos, dois na cabeça e um nas costas, a vítima foi levada para o hospital São José em Guaraciaba e em seguida transferida em estado grave para a Santa Casa de Misericórdia em Sobral.
Em conversa com um médico e alguns profissionais de saúde do hospital de Guaraciaba, eles falaram que o estado de saúde da vítima é muito grave e que com a experiência que os mesmos tem com este tipo de caso, eles acham muito difícil a vítima sobreviver.
Ainda não sabemos precisar o verdadeiro motivo que teria levado o acusado a disparar várias vezes contra a vítima, uma coisa é clara, tinha no meio bebida alcoólica.
A segunda vítima trata-se de Francisco Antonio da Silva Carvalho de 22 anos, também residente em Lagoa dos Silvanos, que foi atingido por um tiro no braço esquerdo, foi atendido no hospital, teve a bela retirada e  em seguida recebeu alta médica, pois o tiro não atingiu nem um nervo vital.
Segundo a vítima ele estava na balcão do bar, quando ouviu os estampidos, viu as pessoas se jogando ao chão, em seguida sentiu uma queimação no braço e foi então que percebeu que estava baleado.
Ainda segundo Francisco Antonio, a outra vítima Francisco Lopes ainda teria corrido, mas foi perseguido pelo o acusado que disparou várias vezes contra a vítima e que depois de ser atingido pelos disparos não teve mais nem uma reação.

MULHER É MORTA A FACADAS PELO EX-NAMORADO EM MIRAÍMA-CE

Uma mulher de 20 anos foi assassinada na noite deste sábado, 3, em Miraíma, a 205,3 km de Fortaleza. O suspeito de cometer o crime é o ex-namorado da vítima, um adolescente de 17 anos. O motivo do assassinato teria sido a separação do casal.

Segundo informações do Comando de Policiamento do Interior (CPI), o adolescente entrou na residência de Maria Aparecida Moura Coelho e efetuou nove perfurações no corpo e na face da ex-namorada. Após o crime, o suspeito fugiu em uma moto acompanhado por um homem que o aguardava na garupa do veículo.

Ainda de acordo com informações do CPI, o criminoso está foragido, mas a Polícia está efetuando as buscas na região.

SAIBA COMO IDENTIFICAR NOTAS FALSAS PARA NÃO SER ENGANADO

A experiência de dez anos como bancário não blindou Francisco Clodomi de Sousa, 50, do risco de receber notas falsas. Afastado das atividades do banco, hoje ele se dedica ao comércio e, nele, já foi prejudicado pela falta de uma atenção mais apurada. “É horrível, é um perigo, você precisa ficar atento, senão é uma falha sua que gera um prejuízo sem nenhuma cobertura”, adverte.

De acordo com seu Francisco, a maioria dos seus clientes não costuma observar as notas como deveriam. “Alerto meus funcionários não só a prestar atenção nos elementos de segurança do dinheiro, como também a orientar as pessoas. Principalmente, sobre essas cédulas novas”, ressalta.

Seu Francisco pensa e age certo. A quadrilha que fabricava dinheiro falso em Fortaleza e foi desarticulada pela Polícia Federal na última terça-feira, produzia, principalmente notas de R$ 50 e R$ 100, da nova família. E o motivo da preferência pelas cédulas respalda-se na dificuldade de boa parte das pessoas para reconhecer a veracidade das notas, que começaram a circular há um ano.

Em 2011, com números mensurados até novembro, as estatísticas de falsificação do Banco Central revelam que o Ceará é o 10º estado brasileiro na ocorrência de notas falsas, com 8.981 retenções. As novas notas de R$ 50 são os maiores alvos dos falsificadores, gerando, por consequência, o maior número de vítimas: são 3.374 casos identificados no Estado. Até agora, em todo o Brasil, foram 312.668.

Não existem dados mais específicos sobre as ocorrências em Fortaleza, segundo o presidente do Sindicato dos Bancários do Ceará, Carlos Eduardo Bezerra. De acordo com o superintende da Super Rede, maior rede de supermercados do Ceará, Paulo Ângelo Cardillo, os casos de notas falsas, ainda que não contabilizadas, vêm se mostrando menores a cada ano, pelo esforço no treinamento dos profissionais que trabalham diretamente com as quantias pagas pelo cliente.

Informe-se

As dúvidas da população ainda se situam no desconhecimento para saber identificar e como proceder em casos de enganação. O chefe do setor técnico-científico da superintendência regional da PF, Maurício Proença, diz que se apropriar de todas as informações possíveis a fim de se precaver é a forma mais eficiente de se livrar dos prejuízos das cédulas falsas. “Se você não ficar atento antes de receber a nota, depois não poderá mais voltar atrás”.

O perito diz que o reconhecimento da falsificação por cidadãos comuns é possível quando bem informado. Ele reforça a necessidade da notificação na delegacia ou na PF, no caso de já ter adquirido a nota sem validade. “É importante para facilitar nossos processos investigativos”.

Como proceder em caso de identificação da nota falsa:
A análise, principalmente, em notas de R$ 50 e R$ 100 das novas cédulas, deve ser feita ainda na presença do emissor. Caso seja identificada, recusar a nota.

Se a identificação ocorrer longe do emissor, a orientação da PF é proceder com o registro de um Boletim de Ocorrência (BO) na Delegacia mais próxima. Pode-se, também, levar a nota diretamente à sede da Superintendência Regional da Polícia Federal (Rua Dr. Laudelino Coelho, 55, Bairro de Fátima). A notificação é importante para fins de investigação.

Jamais tentar repassar a nota a terceiros, diante da constatação de falsificação. A PF alerta que a ação é criminosa. Uma vez de posse da nota falsa, não há como remediar o prejuízo a quem a recebeu.

Polícia Federal: (85) 3392 4900
Banco Central: www.bcb.gov.br

SOCRATES TEVE TRAJETORIA MARCANTE NA SELEÇÃO E NA POLITICA BRASILEIRA


Falecido na madrugada deste domingo, Sócrates marcou a história da seleção. Foram oito anos com a camisa verde-amarela, às vezes azul, de 1979 a 1986. Não foi campeão do mundo, é verdade. Mas disputou duas Copas, a de 1982, com brilho intenso, e algumas de suas 63 atuações pela equipe nacional jamais serão esquecidas.

Pode-se dizer que Sócrates chegou tarde à seleção, pois a primeira convocação veio quando tinha 25 anos. Com seu jeito esguio e elegante, a técnica apurada, inteligência, objetivo e visão ímpar de jogo, porém, marcou época, notadamente naquele esquadrão montado pelo técnico Telê Santana em que tinha a companhia de Zico, Falcão e Cerezo, entre outros craques.

Um time que conviveu com a frustração de uma inesperada eliminação para a Itália no Mundial da Espanha. Mas teve a glória do reconhecimento como um dos melhores do planeta em todos os tempos.

Sócrates estreou na seleção sob os olhares de 60.627 pessoas que pagaram ingresso para ir ao Maracanã num 17 de maio de 1979. Viram ótima atuação do "Doutor" e um acachapante 6 a 0 sobre o Paraguai. O primeiro gol com a amarelinha viria 14 dias depois, também no Maracanã, num amistoso contra o Uruguai.

Um gol, não, pois Sócrates marcou duas vezes naquela ocasião. Na terceira partida pela seleção, mais dois gols, e um desempenho antológico num 5 a 0 sobre o Ajax, no Morumbi. O meia marcaria outras 23 vezes defendendo o Brasil, quatro delas em Copas do Mundo - contra União Soviética e Itália em 1982 e contra Espanha e Polônia em 1986.

E foi na Copa do México que Sócrates se despediu da seleção, no jogo que também marcou a despedida do Brasil no Mundial. Foi em 21 de junho, naquele 1 a 1 com a França, que depois levaria a melhor nos pênaltis. O "Doutor", aliás, perdeu uma penalidade na ocasião, defendida pelo goleiro Bats.

Com Sócrates em campo, a seleção venceu 41 vezes, empatou outras 17 e saiu derrotada em apenas cinco partidas. O meio-campista não conquistou nenhum título pelo Brasil, mas nem isso o impediu de ser considerado um dos grandes do futebol brasileiro.

Atuação política

Sócrates sempre foi um jogador de futebol diferenciado. Preocupado com sua formação, se tornou médico. Pensando no futuro político do País, fez parte da Democracia Corintiana e do movimento Diretas Já durante os últimos anos de ditadura. Mas o "Doutor" ou "Magrão", como era conhecido, também se destacou muito com a bola nos pés.

Nascido em Belém do Pará, no dia 19 de fevereiro de 1954, Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira foi brilhar na maior cidade do Brasil. Em São Paulo, o meia se tornou um dos principais jogadores da história do Corinthians, clube que defendeu entre os anos de 1978 e 1984.

Antes, porém, surgiu para o futebol no Botafogo de Ribeirão Preto. No time do interior paulista, passou a chamar a atenção de diversos clubes, mas decidiu não sair de lá enquanto não terminasse a faculdade de medicina, que cursava na cidade.

Contratado pelo Corinthians em 1978, ele conquistou seu primeiro título em seu segundo ano no clube: o Campeonato Paulista de 1979. Voltaria a vencer a mesma competição em 1982 e 1983, marcando seu nome definitivamente entre os ídolos corintianos.

Na mesma época, ao lado de atletas como o lateral Wladimir e o atacante Casagrande, ajudou a criar a Democracia Corintiana, movimento no qual os jogadores do clube tinham direito a voto em questões que iam desde o pagamento de "bichos" até contratações de reforços.

Foi a melhor fase de Sócrates como jogador, que o levou para a seleção brasileira. Ele fez parte da geração que disputou a Copa do Mundo em 1982 e em 1986. Nesta última, acabou sendo apontado como um dos responsáveis pela eliminação do Brasil, por ter perdido pênalti na disputa diante da França, nas quartas de final.

Sempre politizado, Sócrates se envolveu com o movimento Diretas Já. Cobiçado por clubes da Europa, prometeu que se a emenda Dante de Oliveira, que estabeleceria as eleições diretas no País fosse aprovada, ele permaneceria no Corinthians. Como isso não aconteceu, acabou se transferindo para a Fiorentina, da Itália, em 1984.

Sem ter o mesmo brilho da época de Corinthians, ele retornou ao Brasil já em 1985, para atuar no Flamengo. Depois de dois anos no Rio, voltou a São Paulo, desta vez para atuar pelo Santos, onde ficou duas temporadas. Ainda voltou para o Botafogo para encerrar a carreira.

Depois de parar de jogar, Sócrates ainda se manteve ligado ao futebol. Até tentou a ser técnico por um breve período, mas não teve sucesso. Mesmo assim, usou jornais, revistas e programas de TV para expressar sempre as suas opiniões sobre o que acontecia dentro dos gramados.

Além do fato de ser politizado, Sócrates se destacava pela vida boêmia. Muito ligado à noite, nunca escondeu seu gosto por bebidas - chegou a admitir um problema com alcoolismo. Tal paixão teria gerado os problemas de saúde que culminaram com a sua morte na madrugada deste domingo, aos 57 anos, na UTI do Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Sócrates, irmão mais velho de Raí, ídolo do São Paulo, deixou esposa e seis filhos.