terça-feira, 3 de janeiro de 2012

PM EM GREVE: GOVERNO NÃO VAI DAR ANISTIA AOS MILITARES PARALISADOS


Os militares estão acampados na 5ª Cia do 6º BPM, no bairro Antônio Bezerra, em Fortaleza

Uma fonte da Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS), que preferiu não se identificar, informou ao Jangadeiro Online, na manhã desta terça-feira (3), que o Governo do Estado não vai dar anistia aos policiais e bombeiros militares paralisados desde a noite da última quinta-feira (29).

Na prática, isso significa que os militares serão responsabilizados por todos os atos que cometeram e que sejam considerados ilegais. “Eles vão responder por todas as infrações, desde as mais leves até as mais graves. Tudo de acordo com o Código Penal Militar [que relaciona e classifica os crimes militares e que dispõe sobre a aplicação das penas correspondentes aos crimes por eles cometidos]”, disse.

Retomada dos bens públicos

A mesma fonte informou também que as forças policiais vão começar, ainda nesta terça-feira (3), a retomada dos bens públicos, como viaturas e prédios. Policiais e bombeiros militares de Fortaleza e de várias cidades do interior paralisaram as atividades para reivindicar, dentre outras coisas, aumento salarial de 80% até 2015 e anistia aos militares que participam do movimento.

“Só saímos mortos”

Na noite desta segunda-feira (2), a desembargadora Sérgia Miranda, do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), determinou que os policiais e bombeiros militares paralisados retomem as atividades imediatamente sob pena de multa. A categoria, no entanto, afirmou que não vai sair da 6ª Companhia do 5º Batalhão, onde mais de 1 mil homens estão acampados com suas famílias.

“Só sairemos daqui mortos ou com a vitória”, disse o presidente da Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar e Bombeiros do Ceará, Flávio Sabino. Por enquanto que o impasse entre Governo e militares não é resolvido, a população de Fortaleza denuncia a insegurança pelas ruas. Na noite desta segunda-feira (2), vários assaltos e arrastões foram registrados na Capital cearense.